A tecnologia 5G representa um salto significativo na evolução das redes móveis, prometendo transformar profundamente a maneira como nos conectamos e interagimos com o mundo ao nosso redor. Com altas taxas de download e upload, baixa latência e capacidade de conectar uma grande quantidade de dispositivos, simultaneamente, o 5G não apenas irá aprimorar a experiência de uso dos dispositivos móveis, mas também abre caminho para inovações como carros autônomos, cidades inteligentes e a Internet das Coisas (IoT).
Neste artigo, exploraremos o que é o 5G, seus potenciais para o futuro, e como ele funciona, analisando o impacto dessa tecnologia nas nossas vidas e no desenvolvimento das sociedades modernas.
1 – Entendendo o que é o 5G
5G é a quinta geração de tecnologias de redes de telefonia sem fio, também conhecidas como redes móveis. Apresentada no final de 2018, a tecnologia 5G, traz melhores taxas de download e upload, menor latência (ping) e conexões mais confiáveis em comparação com a tecnologia anterior, o 4G.
Essas melhorias potencializam o uso de smartphones, tablets, carros autônomos, dispositivos de IoT, dispositivos de realidade aumentada e até mesmo sensores de cidades inteligentes. Bastante coisa, não é mesmo? Para termos mais clareza do potencial da tecnologia 5G, abaixo temos um quadro comparativo entre ela e as suas duas gerações predecessoras, o 3G e o 4G:

Como é possível ver no quadro comparativo, o 5G oferece taxas elevadas de download e upload, bem como uma latência extremamente baixa. São essas características que prometem uma experiência superior ao acessar a internet em dispositivos móveis e no uso dos mais diversos tipos de dispositivos inteligentes.
Ano após ano, com o crescente avanço tecnológico, a demanda por internet é cada vez maior. Carros autônomos, cidades inteligentes, inteligências artificiais, internet das coisas, realidade aumentada e muitas outras inovações tecnológicas geram volumes cada vez maiores de dados, que precisam ser transmitidos através de conexões sem fio, com uma velocidade adequada, para que o usuário tenha uma boa experiência de uso de seus aplicativos e dispositivos inteligentes.
E foi pensando nesse cenário futuro, de alta conectividade entre dispositivos e gigantescos volumes de dados, que surgiu a tecnologia 5G, pois, as tecnologias atuais não têm capacidade para suportar as mudanças trazidas pela evolução tecnológica.
2 – Quais são os potenciais do 5G para o futuro?
Se você já passou da faixa dos 30 anos ou está próximo dessa idade, provavelmente, vai lembrar que antes do advento da internet, o celular era usado apenas para tarefas simples como fazer ligações, enviar SMS, ver as horas e programar o despertador. Foi com o passar dos anos e o avanço das tecnologias, especialmente, as relacionadas as conexões móveis, que o celular incorporou novas funcionalidades e, inclusive, passou a ser chamado de smartphone.
Ouvir músicas sem precisar baixar, pedir comida por aplicativos, assistir a streamings de vídeo, fazer pagamentos direto pelo celular, entre outras tantas funcionalidades, indispensáveis nos dias de hoje, se tornaram possíveis somente pelo avanço das conexões móveis.
A tecnologia 5G surge com a promessa de ampliar ainda mais o uso dos nossos dispositivos no dia a dia, trazendo novas funcionalidades e maior conforto para realizarmos nossas tarefas cotidianas. Abaixo, estão relacionadas algumas das novidades que iremos ver com a expansão da rede 5G:
– Carros autônomos: a latência extremamente baixa das redes 5G irá viabilizar o uso de carros autônomos. Até então, esses veículos não podiam ser usados, pois, eles dependem da troca de informações rápida e contínua com sensores instalados ao longo das ruas e estradas. A latência menor que 10 milissegundos da rede 5G permite que esses veículos enviem e recebam informações no tempo correto e tomem decisões assertivas, minimizando riscos de acidentes que podem gerar danos para a vida das pessoas.
– Internet das Coisas (IoT): o 5G irá impulsionar a Internet das Coisas (IoT) e, nos próximos anos, nós veremos cada vez mais dispositivos conectados à internet e com recursos mais inteligentes. Nas redes 5G podemos conectar, simultaneamente, até 1 milhão de dispositivos por quilômetro quadrado, enquanto nas redes 4G, são conectados no máximo 10 mil dispositivos por quilômetro quadrado.
Esse grande volume de dispositivos que podem ser conectados em redes 5G vai permitir que bilhões de dispositivos tenham acesso à internet, desde eletrodomésticos inteligentes até sensores em cidades inteligentes, abrindo um mundo de possibilidades. Desde a geladeira identificar um alimento que precisa ser comprado, até a cafeteira iniciar o preparo do café minutos antes do despertador tocar, são muitas as possibilidades trazidas pelo 5G e a internet das coisas.
– Jogos online e streaming: com taxas elevadas de download e upload e uma latência baixíssima, o 5G vai proporcionar um grande avanço no streaming de áudio e vídeo, além de uma nova experiência em jogos online. Downloads, praticamente, instantâneos e resposta imediata as interações, elevarão a experiência de uso para outro patamar, que até então existia somente na imaginação dos usuários.
– Cidades inteligentes: a conectividade massiva e a baixa latência oferecidas pelas redes 5G permitirão a integração de sistemas complexos em tempo real, criando ambientes urbanos mais seguros, sustentáveis e eficientes.
Sensores e câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade e interconectadas possibilitarão melhorias na gestão do tráfego e da segurança nas cidades, enviando dados, instantaneamente, para centrais de controle que tomarão decisões automáticas para otimizar o fluxo de veículos, reduzir congestionamentos, bem como identificar e responder a incidentes de forma quase imediata.
A adoção do 5G nas cidades inteligentes abrirá caminho para novas formas de interação entre cidadãos e suas cidades, oferecendo serviços personalizados e uma melhor qualidade de vida para todos.
3 – E como as redes 5G funcionam?
Assim como, nas gerações anteriores, as redes móveis 5G funcionam por meio da emissão e recepção de ondas de rádio, sendo, a grande diferença a frequência da rede, de 3,5 GHz em comparação com os 700 MHz da rede 4G.
Abaixo, podemos ver de forma simplificada, a arquitetura de uma rede 5G. As novas redes móveis funcionam por meio de antenas, conhecidas como estações rádio base. Essas antenas emitem ondas de rádio para se conectar com os dispositivos sem fio, e intermediam a comunicação com o núcleo de rede (core). O núcleo de rede é um tipo de switch que centraliza e gerencia todas as conexões antes de entregar, efetivamente, o tráfego para a internet.
As antenas da rede 5G podem ser instaladas nas mesmas estações da atual rede 4G, sendo possível adaptar a estrutura atual para trabalhar com os dois tipos de redes, em paralelo.

No entanto, é válido ressaltar que, a rede 5G exige a instalação de um maior número de antenas por conta da utilização de espectros mais altos. Isto ocorre porque, quanto maior a frequência da onda, menor é a capacidade de penetração do sinal. Assim, a implementação da rede 5G ocorrerá com a adaptação das antenas atuais e a instalação de novas antenas para garantir a cobertura de todas as regiões.
No Brasil, o processo de implementação do 5G iniciou no ano de 2022, com a instalação das primeiras torres e antenas em Brasília. Atualmente, em agosto de 2024 (quando este artigo foi escrito), 810 municípios possuem torres e antenas licenciadas, enquanto 589 munícipios já possuem sinal 5G ativo, totalizando, aproximadamente, 28 milhões de usuários atendidos pela nova tecnologia.
Se você ficou curioso para saber onde a cobertura da rede 5G já chegou no Brasil, a Anatel, disponibiliza em seu site, um mapa atualizado de quantas estações 5G estão licenciadas por estados e municípios brasileiros: Mapa Licenciamento 5G – Brasil
Conclusão
O advento da tecnologia 5G inaugura uma nova era de conectividade e inovação, com o potencial de revolucionar setores inteiros da economia e transformar, profundamente, o cotidiano das pessoas, englobando desde a viabilização de carros autônomos até o avanço das cidades inteligentes e o crescimento exponencial da Internet das Coisas.
À medida que essa tecnologia se expande, suas aplicações práticas continuarão a moldar o futuro, trazendo benefícios que vão muito além da simples velocidade de conexão. O 5G não é apenas uma evolução da infraestrutura de rede, é um catalisador para um futuro mais integrado e inteligente.
Espero que este conteúdo seja útil de alguma forma para você. Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações fique à vontade para entrar em contato.
Referências:
https://aws.amazon.com/pt/what-is/5g
https://blog.intelbras.com.br/como-5g-vai-mudar-nossa-vida
https://mundoeducacao.uol.com.br/informatica/rede-5g.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/5G
https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-5g/
https://tecnologiamoderna.com.br/2023/07/o-futuro-da-conectividade-5g-no-brasil-e-seu-impacto/
https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/5g-completa-dois-anos-de-implantacao-no-brasil
https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2023/julho/nova-geracao-de-redes-moveis-chega-a-10-milhoes-de-acessos-e-ja-transforma-a-rotina-de-usuarios